A CoMeDia conduziu uma pesquisa participativa em parceria com a WeWorld-GVC e financiada pelo PNUD e Cooperação Suíça, desenhada para compreender o papel das mulheres e dos jovens na resolução de conflitos e nos processos de construção da paz em três distritos de Cabo Delgado (Chiure, Ancuabe, Mecufi).
Concebida para ser participativa e inclusiva, a pesquisa utilizou a metodologia Photovoice, permitindo que jovens e mulheres se tornassem protagonistas na documentação e análise das suas próprias experiências de conflito e paz. Cada participante foi capacitado para capturar e narrar visualmente a sua realidade, oferecendo uma perspectiva única e profunda sobre os desafios e as potencialidades das comunidades na construção da paz. Os jornalistas das rádios comunitárias locais foram capacitados para conduzir a pesquisa nos seus distritos.
O projeto, realizado com rigor metodológico e sensibilidade local, envolveu jovens e mulheres deslocadas e das comunidades acolhedoras e informantes-chave de diferentes instituições e constitui um passo importante para dar voz a grupos frequentemente marginalizados nos processos de resolução de conflitos, utilizando a fotografia e a narrativa para promover a inclusão e mudança social.
Para ler o relatório, clica AQUI