Na província de Cabo Delgado, onde tensões étnicas frequentemente dividem as comunidades, o Projeto
Kujenga Amani está a transformar vidas através das artes, do desporto e da educação. Nas escolas de
Pemba, jovens estudantes estão a aprender lições valiosas sobre convivência pacífica e inclusão social
através de uma peça de teatro escrita pela CoMeDia e apresentada pelo grupo de teatro Novos Horizontes.
Vozes de Transformação
“Aprendi no projeto que não devemos discriminar os outros, devemos nos considerar uns aos outros,
devemos brincar bem e devemos viver em uma boa convivência e unidos para viver bem” partilha Sunica,
estudante da 8ª classe da Escola de Cariacó.
A jovem Crescência, de 15 anos, da Escola Básica de Ingonane, revela como o projeto mudou a sua
perspectiva pessoal: “Eu também fazia isso [discriminar], porque a minha mãe proibia-me que não podia
brincar com macua, lomwé e essas coisas. O que mais gostei da peça foi a canção.”
Esta transformação de mentalidade é precisamente o objetivo do projeto, como explica Amina, actriz do
Grupo de Teatro Novos Horizontes, o parceiro de implementação da CoMeDia: “Neste projeto aprendi
acerca de tribalismo, que não devemos separar-nos, independentemente de ser macua, maconde, muani,
em diante, somos todos moçambicanos, somos irmãos acima de tudo, não devemos nos desprezar.”
O Impacto nas Escolas
Os educadores também percebem mudanças significativas. Lúcia, professora e matrona do projeto na
Escola Básica de Ingonane, observa: “Temos o tribalismo, porque entre nós não gostamos uns dos outros…
sem sabermos que todos nós somos moçambicanos e gozamos dos mesmos direitos.”
A Matrona da Escola de Cariaco confirma o impacto positivo: “Este projeto estou a ver que veio ajudar a
eliminar a discriminação, tanto entre os alunos, entre os alunos e professores, entre os colegas na sala ou
fora da sala. Eu gostaria que o projeto continuasse, não parasse por aqui.”
Desenvolvendo Capacidades Locais
Um aspeto fundamental do projeto é o desenvolvimento de capacidades locais. Ilda Pedro, atriz de 30 anos
da Associação Novos Horizontes, destaca: “Antes não sabíamos como capacitar outros grupos, mas hoje
com a chegada deste projeto, conseguimos formar outros grupos.”
Manuel, estudante da 9ª classe em Cariaco, resume bem o impacto: “Sobre este projeto aprendi muitas
coisas, como mais respeito, menos brigas e mais aprendizagem.”
O Papel da CoMeDia
Como parte do Projeto Kujenga Amani, a CoMeDia desenvolveu o guião da peça teatral “Somos todos Um”
e treinou o grupo de teatro Novos Horizontes de Pemba para apresentar o espetáculo em 12 escolas
diferentes. Além disso, o grupo de teatro foi capacitado para ensinar às crianças dos Clubes de Paz dessas
escolas como montar e apresentar o espetáculo para outros colegas, multiplicando assim o impacto do
projeto.
Esta abordagem artística e educacional tem sido fundamental para abordar questões sensíveis como paz e
coesão social de forma acessível e impactante para as crianças e adolescentes. Por meio destas iniciativas, a
CoMeDia trabalha para criar uma geração de jovens que valoriza a diversidade étnica e cultural, rejeitando a
discriminação e a violência e abraçando o respeito e a convivência pacífica.